quarta-feira, 30 de julho de 2014

SOCIETY UNIÃO DE TRÊS MANGUEIRAS


Notícias, agenda de eventos, informações exclusivas e muito mais você encontra em nosso BLOG.

 

AGOSTO 2014

·       COPA DA VILLA JUNIOR
Categorias: 98/99
·       6º COPA MUSSURUNGA
Categorias: 97/98 – JUVENIL
Categorias: 99/00 – INFANTIL
·       COPA SALVADOR FUTEBOL FUT 7

A Categoria Principal do FUT 7, já confirmada na Copa Salvador:
 
IMPORTANTE LEIA:

A Construção de um Atleta Vencedor

Esporte, é uma área de estudo da Psicologia que visa promover a melhoria da qualidade de vida e do desempenho esportivo dos atletas.

A Psicologia esportiva complementa o treinamento físico dos atletas auxiliando a desenvolver aspectos favoráveis, como: auto-controle, saúde mental, comunicabilidade, relações pessoais, liderança e motivação.

O atleta nunca deve perder sua motivação, a vontade de vencer e o prazer de competir. Um atleta de alto nível só evolui quando mantém aceso estes 3 atributos.

Muitos afirmam que a preparação psicológica de um atleta é até mais importante que a preparação física. A relato de pesquisas indicando que atletas menos preparados fisicamente conseguem vencer facilmente atletas mais fortes que estão menos motivados!

A vontade de vencer dos atletas de fez com que tivessem melhor desempenho, superando os favoritos.

Para atingir tais objetivos práticos, o profissional de psicologia esportiva se concentra em 4 aspectos de trabalho com o atleta:

 Planejamento, Cinestesia, Concentração e Suporte Emocional.

  • Planejamento: O planejamento é a primeira fase do trabalho de psicologia esportiva, é a fase principal. É no planejamento que o atleta, psicólogo e treinador definem os objetivos dos trabalhos. É também na fase de planejamento que o alcance do treinamento e os objetivos finais são determinados.
  • Cinestesia: este é termo que poucos conhecem, é a sensação do movimento e está relacionada com a chamada Inteligência Espacial, um dos 7 Tipos de Inteligência. Muitos já ouviram a frase de que a dor é companheira constante dos atletas de alto nível, ela pode até aparecer, mas não deve nunca ser suportada ou ignorada. Quando é identificado que um atleta está com sofrimento físico ou psicológico decorrente dos treinamentos, ele deve sempre procurar o profissional de psicologia esportiva para ser aconselhado e o seu fisioterapeuta para ser tratado. Juntos estes profissionais podem melhorar e muito a qualidade dos treinamentos, ajudando o atleta a tornar seus movimentos mais precisos, fortes e elegantes.
  • Concentração: é o trabalho de maior profundidade e complexidade psicológica, visa trabalhar com o atleta a questão do foco, ele deve se concentrar naquilo que é realmente importante. De um modo geral, tudo em uma competição colabora para que o atleta perca o foco: nervosismo, provocações dos adversários, vaias da torcida. Todos estes acontecimentos podem afetar seriamente o lado da psicologia do atleta em uma competição. Antes de entrar para competir, o atleta já deve ter a sua mente preparada para lutar contra todos os aspectos desfavoráveis e estar forte contra as adversidades.
  • Suporte Emocional: O suporte emocional ao atleta está diretamente ligado aos seus resultados: do mesmo modo que uma derrota pode diminuir a confiança de um atleta, muitas vezes uma vitória também pode atrapalhar! As vitórias podem gerar excesso de ego e confiança no competidor, isso não é bom pois quando está com o ego inflado, o atleta tende a relaxar nos treinamentos e acaba sendo superado. O trabalho de suporte emocional feito pelos profissionais de psicologia esportiva visa manter o atleta sempre equilibrado e humilde no seu comportamento, esse é o comportamento do verdadeiro vencedor.

É possível verificar clubes e dirigentes usando o trabalho de psicologia esportiva de maneira errada: a psicologia esportiva não deve ser encarada como um recurso de emergência para socorrer atletas deprimidos ou já desmotivados, ela deve ser encarada como parte do treinamento de um campeão.

A psicologia esportiva só traz os seus verdadeiros efeitos positivos quando é encarada como um trabalho de longo prazo, utilizada com seriedade.
 
LIGA D.C.S.CANABRAVA
 
 
NÃO É FÁCIL, OS DESAFIOS DO TRABALHO EM EQUIPE
É preciso deixar claro que trabalhar em grupos, equipes, times é muito mais difícil que simplesmente mandar indiscriminadamente. Chefes com essa mentalidade precisam compreender que o Ser Humano é mesmo um ser complexo e que não há alternativa válida para uma empresa ter sucesso que não seja a de conseguir o envolvimento, o comprometimento e a motivação dos seus colaboradores. E, isso, segundo o autor, só é possível através da participação e do trabalho em equipe.
Lembre-se que somente irão sentir-se comprometidos aqueles que se sentirem parte das ideias e do grupo. Só assim, as somas das partes gerarão um resultado maior que o conjunto das ideias individuais, e essa sinergia é um grande fator de sucesso atualmente.
VÍDEOS DA UNIÃO
 
MEDITAÇÃO:
 
Muitos dos problemas do dia a dia somos capazes de resolver, através de nossos recursos, usando da nossa inteligência, de contatos com amigos, familiares, aliados a otimismo e esforço.
Porém, há situações de extrema dificuldade que nós não podemos resolver. Aquele obstáculo que vem causando, há tempo, angústia e sofrimento, o qual pensamos não ter saída, por mais que tudo que possa ser ou já foi feito. Pode ser uma doença, uma dívida impagável, o casamento em dificuldade, desemprego etc.
Nessas horas de grande tribulação/aflição só existe uma saída: Deus. Ele nunca nos deixa sem resposta. Às vezes Deus trabalha em silêncio a nosso favor.
Deus pode agir de diversas maneiras. Pode operar de forma rápida atendendo a nossa oração, súplica ou então de maneira mais demorada.
Neste último caso, Deus nos deixa passar pelas intempéries do deserto (debaixo da sua proteção e sustento) para nos tornarmos mais forte. É na dificuldade que temos os maiores aprendizados e incríveis experiências com Ele.
Na verdade, Deus nunca nos abandona. Se estiver demorando um pouco o seu milagre acontecer, é porque Deus aguarda o momento certo. Espere mais, ore mais, busque mais.

A vitória com certeza vai chegar.

No auge do tormento, fazer uma besteira passa muitas das vezes pela cabeça. Não devemos entrar em desespero.
É no nosso limite, quando achamos que tudo está perdido, reconhecemos nossas fraquezas e colocamos nossa soberba de lado, nos prostrando humildemente debaixo da soberania de Deus, é que Ele proporciona o livramento e derrama de grandes bênçãos. Tudo o que era fardo passa a ser felicidade, alívio e paz. Basta crer e acreditar!
 
 
 
 Abraços
Anderson Oliveira
 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário