sexta-feira, 26 de setembro de 2014

LIÇÃO BÍBLICA: O MENINO JESUS – Obediência aos pais

LIÇÃO BÍBLICA: O MENINO JESUS – Obediência aos pais

Base Bíblica: Lucas – Cap. 2 – versículos: 40 ao 52.

Versículo para Memorizar: Efésios - Cap. 6 – versículo.: 2 – “Honra teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa.”


Enfoque Bíblico: A obediência aos pais e a importância de colocar Deus em primeiro lugar.

Historia:

Crianças, vocês já pararam para pensar que Jesus também foi criança como vocês?

Figura 1 - Sim, ele vivia em Nazaré com sua mãe Maria, e com José, que era seu pai aqui na terra. Jesus orava de manhã, agradecendo pelo novo dia, como todos vocês também de em fazer, agradecendo a Deus porque Ele nos da mais um dia de vida, e que este dia seja de bênçãos e vitórias.

Figura 2- Jesus observava os pássaros e brincava com eles, e não os maltratava, amava a natureza e admirava tudo o que seu pai, nosso deus, havia feito.

Figura 3 –Talvez, ele colhe-se os ovos da galinha para sua mãe, limpava o que fosse necessário, sem jamais reclamar.

Figura 4- Ouvia sobre a palavra de Deus, as promessas para Abraão, Isaque e Jacó, os patriarcas do povo de Israel, seu povo. O Livramento de Israel com Moises, o grande líder, as vitórias do rei Davi e os mandamentos de Deus, seu pai.

Figura 5 – Ele ajudava seus pais sem reclamar, não precisava de desculpas, ele gostava sempre de ajudar, mesmo que fosse varrer a frente da casa, lá estava ele sempre disposto e feliz. Mesmo que os meninos o chamassem para brincar naquela hora, ele falava para esperar que assim que terminasse ele brincaria também. Porque para tudo tem um tempo, não é crianças?

Figura 6- José era carpinteiro, e Jesus estava sempre por perto vendo seu trabalho e aprendendo com ele. Era muito interessante ver José construindo uma mesa, um banquinho, um móvel novo.... 
Figura 7- Jesus sempre ficava muito feliz quando ia ao templo com seus pais, era um dia muito feliz quando ia à casa de Deus. Lá ele podia adorar, cantar e exaltar a Deus.

Figura 8 - Quando Jesus tinha doze anos, Maria e José foram com ele para Jerusalém, para a festa da Páscoa. Era uma festa muito grande e eles foram com uma grande multidão, e ficaram lá alguns dias.

Figura 9 - No caminho de volta para Nazaré, José e Maria estavam com uma grande multidão, e pensavam que Jesus estava no meio dos meninos, mas quando Maria o procurou não o encontrou e ficou desesperada, então Jose e Maria voltaram para Jerusalém, e para surpresa deles, encontraram Jesus no templo conversando com os professores e os doutores da lei. 

E Maria lhe disse: Filho, por que fizeste isto? Não sabias que nós o procurávamos? E Ele lhes disse: "Mãe, falava com eles sobre as coisas de meu Pai". 

Jesus estava falando sobre o reino dos céus e Maria ficou muito admirada, pois ele conversava como um adulto com homens que eram doutores, e não se intimidava.

Figura 10 - Mas Jesus, sem reclamar, voltou com seus pais para Nazaré e era-lhes submisso. E Jesus crescia em sabedoria, estatura e em graça diante de Deus e dos homens. 

CONLUSÃO:

Crianças, hoje aprendemos 02 coisas muito importante: 

• - Quando Jesus não retornou com seus pais, ele não estava desobedecendo, ele estava cumprindo o seu ministério, e colocando Deus em primeiro lugar! Ele sabia que sua mãe ficaria preocupada, mas sabia também o que era preciso fazer!
• - Quando Maria se aproximou, ele obedeceu, apesar de precisar divulgar o reino de Deus, ele retornou com seus pais pra Nazaré e a Bíblia nos diz que em TUDO ele foi submisso a eles, ou seja, obediente.

Deus deseja ver nossos lares em harmonia, em comunhão, que pais e filhos vivam em harmonia e respeito. 
Coloquem Deus em primeiro lugar em suas vidas e seu lar será abençoado! E lembre-se Jesus é sempre nosso melhor exemplo. Mesmo que algum coleguinha ache que é besteira você obedecer a seus pais, jamais esqueça que Deus promete para o filho obediente que viva bem e seja prospero (Efésios capitulo 6), então, neste dia, coloque em seu coração este desejo de ser um bom filho e servo do Deus altíssimo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário